15/05/2018

Centro Cultural Oscar Niemeyer: diversidade e lazer em um só lugar

Com toda a estrutura, o Centro Cultural se tornou um dos lugares preferidos dos goianos!

Já pensou em um ambiente que proporciona shows, feiras, teatros, concertos e até mesmo andar de patins, em um único espaço? Isso é possível no Centro Cultural Oscar Niemeyer, situado na região Sudoeste de Goiânia.

Como forma de homenagem, o local tem o nome do arquiteto, Oscar Niemeyer, autor do projeto. Ele foi convidado pelo governador Marconi Perillo, em 1999, a criar o Monumento aos Direitos Humanos, mas o local de implantação era incerto, e cogitou-se ser construído, como por exemplo, no Lago das Rosas e também em uma área  próxima à rodoviária, hoje transformada em um centro de compras, denominado Estação Goiânia.

As obras de Niemeyer são representadas por quatro edifícios, um no formato de cambota, outro de triângulo, um cilindro suspenso e um pavilhão. Os quatro estão implantados em uma grande esplanada retangular de 26 mil metros quadrados.

Na frente está o teatro (à esquerda) e o memorial (à direita). O espaço tem capacidade para até três mil pessoas. O Monumento aos Direitos Humanos em formato de pirâmide de concreto tem 75 metros de altura, oca por dentro e é o único elemento vermelho da composição, os outros são pintados de branco.

O memorial em si, é um pequeno espaço com auditório de 166 lugares, que está abaixo da esplanada e possui 700 metros quadrados. Ao lado do Monumento está o Museu de Arte Contemporânea, um volume circular suspenso de 4 mil metros quadrados, apoiado em pilar central.

No primeiro piso fica o espaço de exposição permanente e o mezanino, que é dedicado a mostras temporárias. Parte do programa está sob a esplanada, onde ficam a administração, a reserva técnica e duas galerias.

Com toda a estrutura, o Centro Cultural se tornou um dos lugares preferidos dos goianos para lazer. É um ponto de encontro para reunir os amigos, sem limitações de idade.  O local está aberto de segunda a domingo, sendo que nos fins de semana a aglomeração de pessoas é maior. Então quem está querendo se divertir, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é uma ótima opção para andar de bicicleta, skate, patins, patinete, entre outros. A diversão é garantida!

*Texto: Naythielle Moreira