26/06/2018

Por causa de memes comparando presidente com Ursinho Pooh, China proíbe acesso ao HBO

O popular comediante da emissora estadunidense retomou a antiga piada que envolve o mandatário do Reino Médio e o carismático personagem infantil.

Não é de hoje que o presidente Xi Jingpin é comparado ao Ursinho Pooh. Inúmeras brincadeiras surgiram comparando o presidente chinês com o simpático personagem, sobretudo pelo comediante John  Oliver, um famoso comediante do país.

Com a internet, então, memes foram criados para zombar do mandatário asiático. Entretanto, isso não quer dizer em absoluto que o regime do Reino Médio tenha se acostumado à zombeteira alusão – e por isso mesmo, a China decidiu bloquear o acesso à HBO em seu território após o comediante John Oliver, host do Last Week Tonight, retomar as comparações entre o urso e o político.

O programa do humorista, no entanto, jamais foi veiculado na grade de programação chinesa da HBO – disponível apenas em instituições privadas de cunho internacional, tais como hotéis e residências diplomáticas.

A denúncia da problemática política do Reino Médio face aos direitos humanos e a zombaria com o presidente (confira o vídeo aqui, em inglês), de qualquer forma, irritaram os censores chineses, que eliminaram o nome de Oliver nas redes sociais e baniram a emissora de seu território desde o último sábado, dia 23 de junho.

Contudo, para os espectadores, que nada têm a ver com a disputa política entre a emissora e o Estado asiático, as séries de maior relevância da HBO seguem garantidas. Na China, obras como Game of Thrones e outros seriados populares do canal são exibidas por emissoras subsidiadas, como a local Tencent.

A HBO ainda não se pronunciou sobre o bloqueio.

Fonte: