28/06/2018

Corpo de Bombeiros lança nesta sexta Operação Férias Turista Seguro

O objetivo da ação é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho.

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás lança na sexta-feira, (29/6), a 44ª Operação Férias Turista Seguro.

O objetivo da ação é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho. “Proteger a Vida Valorizando o Lazer Responsável” é o lema da operação este ano.

O foco principal será o uso do colete salva-vidas. Ele é o equipamento mais importante de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.

O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias.

O Corpo de Bombeiros realiza anualmente a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho. São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes.

Corpo de Bombeiros lança nesta sexta Operação Férias Turista Seguro
Foto: Reprodução/CBMGO

Serão realizados trabalhos preventivos e de atendimento às emergências, com a distribuição de cartilhas, folders e a presença e atuação ostensiva de aproximadamente 350 bombeiros, entre guarda-vidas e mergulhadores nas praias ao longo do rio, além de aporte de viaturas, embarcações, equipamentos e materiais.

Às margens do Rio Araguaia, os bombeiros estarão presentes em Aragarças, Itacaiú, Britânia, Aruanã, Cocalinho, Bandeirantes e Luis Alves.

A 44ª Operação Férias Turista Seguro contará com um Posto de Comando em Aruanã. O local oferece instalações e tecnologias para concentrar as informações referentes à Operação e acolher os veículos de comunicação.

Haverá também um posto avançado em Alto Paraíso de Goiás, outro local muito procurado por turistas durante as férias, e Araguapaz.

Fonte: