09/07/2018

Detran intensifica Balada Responsável em cidades turísticas de Goiás durante as férias

As ações de caráter educativo são voltadas para a importância do uso do cinto de segurança, a Lei do Farol, o transporte seguro de crianças e o combate à desastrosa combinação de álcool e direção.

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), por meio das gerências de Educação para o Trânsito e Fiscalização, intensifica as ações durante o período de férias com as campanhas Desacelere e Boas Férias. Durante todo o mês de julho as duas frentes do Programa Balada Responsável realizam blitzen de fiscalização e educação em vários pontos turísticos do Estado.

Equipes de educadores atuam na sensibilização do condutor. As ações de caráter educativo são voltadas para a importância do uso do cinto de segurança, a Lei do Farol, o transporte seguro de crianças e o combate à desastrosa combinação de álcool e direção. As redes sociais do Detran também ajudam a disseminar a educação com dicas de segurança no trânsito.

“O objetivo é levar conscientização a condutores, passageiros, pedestres e ciclistas, quanto aos perigos do trânsito durante o período de férias. Onde aumentam o número de crianças nas vias públicas e também de veículos nas estradas, por todos esses motivos é necessária a intensificação das ações de conscientização do Detran”, afirma o diretor Técnico do órgão, Daniel Fernandes.

Balada Responsável fiscalizatória, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, leva os motes Desacelere e Boas Férias aos municípios de São Miguel do Araguaia, Santa Helena, Rio Verde, Quirinópolis, Uruaçu, Aruanã, Iporá e Catalão. O foco é coibir a ingestão de bebidas alcoólicas pelos motoristas.

O Diretor de Operações do Detran, Assis Peixoto, afirma que, “A Balada Responsávelserá realizada de forma ostensiva nos finais de semana durante todo o mês de julho, como um reforço na segurança pública do estado nos municípios que recebem milhares de turistas”. Paralelamente, os trabalhos continuam diariamente em Goiânia e municípios do entorno da capital, como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo e Trindade.

O presidente do Detran, Flávio Prates, ressalta a importância da interação das duas frentes do Balada Responsável, ainda mais no período de férias. “Os trabalhos vão ser intensificados em parceria com educadores que atuam na sensibilização do condutor e fiscalização no combate à combinação de álcool e direção”. Flávio Prates esclarece que a meta “é reduzir acidentes e conscientizar os condutores sobre a importância do cumprimento à legislação de trânsito”.

Fonte: