09/08/2018

Confira a agenda de debates dos candidatos à Presidência e veja quem vai participar

O primeiro debate está previsto para hoje (9/8), na TV Band.

O primeiro turno das eleições presidenciais tem, até o momento, nove debates marcados. Veja abaixo as datas dos eventos e quais veículos de comunicação vão realizá-los:

  • 9 de agosto: Band
  • 17 de agosto: RedeTV e revista “IstoÉ”
  • 27 de agosto: rádio Jovem Pan
  • 9 de setembro: TV Gazeta e jornal “O Estado de S. Paulo”
  • 18 de setembro: revista “Piauí” e site Poder360
  • 20 de setembro: TV Aparecida
  • 26 de setembro: UOL, SBT e Folha
  • 30 de setembro: Record
  • 4 de outubro: Globo

O primeiro debate vai acontecer hoje, às 22h na TV Bandeirantes (Band).

Segundo a Band, as regras do debate permitem 64 confrontos diretos entre os candidatos, entre perguntas, réplicas e tréplicas. A ordem de quem pergunta foi definida por sorteio. No primeiro bloco, cada candidato poderá receber até três perguntas. No segundo, duas.

Cada candidato terá 30 segundos para a pergunta; um minuto e meio para a resposta; 45 segundos para a réplica; e 45 segundos para a tréplica. Eles também vão responder a perguntas de jornalistas do Grupo Bandeirantes de Comunicação e de leitores do jornal Metro.

No último bloco, cada candidato terá um minuto e meio para suas considerações finais. A ordem de fala também foi definida por sorteio.

Quais candidatos vão participar?

Segundo a legislação eleitoral, os organizadores dos debates são obrigados a convidar todos os candidatos cujos partidos ou coligações têm ao menos cinco parlamentares entre os 513 deputados federais e 81 senadores. Neste momento, nove das 13 candidaturas oficialmente apresentadas atendem esse requisito.

O fato de nove candidaturas cumprirem uma exigência legal mais rigorosa do que a de anos anteriores não só reflete o nível da divisão política de hoje, como serve de sinal para as possíveis dificuldades do próximo ou próxima presidente na hora de formar uma maioria no Congresso para aprovar medidas de governo.

Deste grupo, só não deverá estar na Band o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cuja candidatura traz outra marca da disputa eleitoral deste ano: a de que o líder das pesquisas de intenção de voto está preso há quatro meses e potencialmente inelegível, em um símbolo também do impacto da Operação Lava Jato sobre a política.

Assim, os participantes confirmados no debate da Band são Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede).

As emissoras de TV não são obrigadas a convidar João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), José Maria Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU), cujos partidos não atendem ao requisito de representação no Congresso.

Fonte: UOL