17/03/2021

Inteligência artificial “invade” mercados brasileiros

Venha compreender o forte impacto da IA e conhecer alguns dos seus usos corporativos e individuais dessa forma de tecnologia.

A evolução do mundo tem motivado a introdução de novos recursos tecnológicos nos maisvariados setores. Entre estes, a Inteligência Artificial (IA) ocupa papel de destaque,passando da ficção científica de ontem para uma realidade bem presente e que “invadiu”diversos mercados brasileiros. Conheça alguns dos setores que estão usando recursos deIA na atualidade.

A Inteligência Artificial (IA) era um conceito que relacionávamos com o mundo dos filmes americanos. A evolução das tecnologias, ainda assim, fez com que a sua introdução nos mercados decorresse, de uma forma subtil mas efetiva.

Se tornando parte de nossas vidas sem que sequer nos apercebêssemos, a IA depressa se transformou num conceito bem abrangente, servindo para inúmeros de nossos atos cotidianos, para a melhoria de serviços em variados mercados e até como forma de selecionar candidatos para inúmeros setores.

Com todas as questões que existem em torno da IA, se torna muito pertinente lançar um olhar sobre os variados usos que estão sendo feitos desse recurso, para compreender como a integração acontece e de que forma os nossos dias são modelados por esse tipo de ferramenta.

Venha compreender o forte impacto da IA e conhecer alguns dos seus usos corporativos e individuais dessa forma de tecnologia.

O uso da IA e os principais mercados que a integram

Da criação dos aplicativos que utilizamos, ao GPS e passando também pelo robot de cozinha, seu website predileto ou a empresa para a qual você trabalha: a IA marca sua presença em todos esses momentos de nossa vida.

Se destacando por oferecer a possibilidade de recorrer a automação para o melhoramento de resultados, já que os sistemas e softwares passam a ler dados para “imitar” a inteligência humana, a IA veio permitir um vasto leque de usos que modificaram por completo nossas experiências.

No mundo empresarial, por exemplo, essas ferramentas estão sendo utilizadas para permitir que os processos sejam mais rentáveis e eficazes. A medição das taxas e índices de sucesso, bem como a análise aprofundada dos erros de produção, está permitindo a adoção de estratégias que tornam as empresas mais eficientes e ecologicamente mais conscientes.

Em nossos dias, podemos também ver esse recurso implementado quando jogamos um jogo online ao vivo ou quando pesquisamos algo num motor de busca online, recebendo anúncios e informação customizados e baseados em nossos gostos e preferências.

Mas, afinal, quais são os usos específicos da IA? Responderemos de seguida!

Os usos da IA

A IA funciona com base em recolha de informação e algoritmos avançados que leem os percursos, as atividades e os hábitos de trabalhadores ou usuários de redes para medir sua produtividade, sua interação, seus interesses e seus gostos.

Com a análise de todos esses sistemas, a IA permite que sejam melhorados os processos, o contato com a informação e a experiência na utilização de diversas redes e ferramentas.

Devido à sua capacidade “inteligente” de leitura de padrões, a IA permite que os websites estejam oferecendo melhores serviços ao nível do atendimento, com suporte de 24/7, baseado em palavras-chave e nas dúvidas mais comuns dos usuários.

Além disso, aplicações bem práticas desses sistemas estão também permitindo integrações mais práticas, em setores como a segurança, onde a IA já contribui para a criação de verdadeiros sistemas de proteção para cidades e redução de seus índices de criminalidade com base na previsão de eventos, como recentemente se testou em São Paulo.

Os usos desse tipo de ferramenta estão também apoiando as empresas ao nível da contratação de funcionários, sendo que estes podem facilitar bastante o processo de triagem de candidatos. Além disso, corporativamente, essa ferramenta serve ainda para testar os processos e propor as melhorias necessárias.

Via Dia Online 
Imagens Dia Online