03/06/2021

MP recomenda que Estado e Goiânia não recebam jogos da Copa América

A recomendação se embasa na deliberação do COE, que se posicionou unanimemente contrário à realização da competição no Estado.

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) expediu, nesta quinta-feira (3/6), uma recomendação para que o Estado de Goiás adote medidas contrárias ao recebimento de jogos da Copa América. O documento foi enviado ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), pelo procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi.

A recomendação se embasa na deliberação do Centro de Operações Emergenciais (COE) em Saúde Pública de Goiás para Enfrentamento ao Coronavírus, que se posicionou, em reunião realizada na quarta-feira (2/6), unanimemente contrário à realização da competição no Estado.

Uma recomendação no mesmo sentido foi enviada ao Município de Goiânia na terça-feira (1º/6). O Conselho Estadual de Saúde emitiu nota de repúdio à realização da competição.

O documento cita a alta taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e enfermaria nos hospitais estaduais, municipais e privados de Goiânia destinados a tratar casos de Covid-19. Citam ainda os decretos municipais da capital, que restringem inúmeras atividades comerciais com o objetivo de evitar aglomerações.

Foi fixado prazo de cinco dias para que o Estado informe sobre as providências adotadas. A Prefeitura de Goiânia disse que ainda não foi informada sobre o caso.

Realização da Copa América em Goiás

Na última terça-feira (1º), o governador falou sobre as exigências feitas para realização dos jogos da Copa América 2021 em Goiás. Entre as medidas está a vacinação de todos os envolvidos na competição, entre atletas, arbitragem, imprensa, funcionários, e outros envolvidos direta ou indiretamente. Além disso, os jogos devem acontecer sem a presença de público. 

Outra determinação é que fosse montado um sistema estilo bolha, que protegesse atletas, arbitragem, comissão técnica, imprensa e todos os envolvidos direta e indiretamente com o processo. Os jogos estão previstos para acontecer no Estádio Olímpico.

A Copa América ocorrerá entre os dias 13 de junho e 10 de julho, com a participação de 10 seleções divididas em dois grupos. Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai estão no Grupo A. Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela formam o Grupo B.

Via Dia Online 
Imagens Dia Online