16/07/2021

Covid-19: Prefeitura de Aparecida inicia vacinação acima de 35 anos

Pessoas da faixa etária começam a receber o imunizante no município a partir das 13h desta sexta-feira (16/7). É possível se vacinar em oito postos espalhados pela cidade.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou o público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 e passa a vacinar nesta sexta-feira (16/7), a partir das 13h, todos os moradores acima de 35 anos de idade. A nova faixa etária  receberá a 1ª dose do imunizante na cidade, independentemente da condição ou comorbidade. A ampliação foi possível graças a chegada de novas doses de vacina ao Estado nesta quinta-feira (15/7).

Dessa forma, quem tem mais de 35 anos e vive em Aparecida de Goiânia deve procurar um dos oito postos de vacinação contra a Covid-19 espalhados pela cidade. É exigido que alguns documentos sejam apresentados: documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Além disso, é possível se vacinar fazendo agendamento ou ser imunizado sem especificar data e horário, uma vez que o atendimento é feito nos drive-thrus e também nas Unidades de Saúde (UBS’s).

Assim, se optar por drive-thru há dois operando para atender a nova faixa etária: na Cidade Administrativa e no Centro de Especialidades. Eles funcionam das 8h às 18 h e não exigem agendamento prévio. Mas vale ressaltar que, especificamente nesta sexta-feira (16/7), a operação será iniciada às 13h.

Para quem  preferir receber o imunizante em uma das Unidades de Saúde (UBS’s) do município, estão participando da campanha de vacinação contra a Covid-19, as dos setores:  Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença, Veiga Jardim. Além delas, há também a Central Municipal de Imunização. E, no caso de vacinação nas UBS’s, é preciso agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura e as vagas para as pessoas com mais de 35 anos serão liberadas ao longo do dia.

Critério de vacinação por faixa etária e exceções

Desde a semana passada, atendendo uma Resolução da Comissão Intergestores Bipartide de Goiás (CIB), Aparecida de Goiânia destina  100% das doses para a vacinação da população em geral. A imunização acontece em ordem decrescente de idade. Ou seja, o critério para aplicação da primeira dose é exclusivamente o da faixa etária. Porém, há exceções:  gestantes, puérperas, profissionais de saúde e da educação e pessoas com comorbidades ou deficiência, que ainda não foram imunizadas.

Assim, quem se enquadra como exceção tem locais de vacinação específicos, bem com  algumas exigências de documentação, que devem ser vistas caso a caso.  É possível encontrar os postos de vacinação e a documentação necessária AQUI.

Aplicação da segunda dose em Aparecida de Goiânia

A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 também continua ocorrendo em Aparecida de Goiânia. Dessa forma, nesta sexta-feira (16/7), quem já estiver  com o prazo previsto para receber o reforço, deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping. O atendimento acontece das  8h às 18 h. Além disso, há aplicação da segunda dose nas  UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8h às 17 h.

Para aplicação da segunda dose não é necessário fazer agendamento, mas é preciso apresentar documento de identidade, CPF e cartão o de vacinação. Caso a dose 2  seja da vacina Coronavac, a aplicação ocorre apenas na Central Municipal de Imunização.

*Com informações da Prefeitura de Aparecida 

Via Dia Online 
Imagens Dia Online