23/07/2021

Lissauer fala sobre inovação e tecnologia na gestão pública na 2ª edição da Campus Party

Durante o evento, o presidente da Alego abordará temáticas voltadas para o avanço e implementação da tecnologia no Legislativo estadual. Entre elas, sistema de deliberação remoto, virtualização dos processos legislativos, transparência nos atos da Casa, dentre outros.

Representando o Parlamento goiano e reconhecendo a importância do avanço tecnológico na administração pública, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), concede no próximo sábado (24/7), a palestra “E-Gov como ferramenta de gestão e transparência no Legislativo e Executivo”, durante a segunda edição do Campus Party, o maior evento de tecnologia e inovação do Brasil. Para falar do tema, a conferência também recebe, a partir das 18 horas, no palco “Work Life”, o presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Inovação, deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) e o diretor de Tecnologia da Informação (TI) da Alego, Fagner Gonçalves.

De acordo com o chefe do Poder Legislativo, o tema é extremamente atual e reforça a importância do debate relacionado à implementação de ferramentas voltadas para o aperfeiçoamento da gestão pública, especialmente, em Goiás. “Sem dúvidas, uma excelente oportunidade para discutirmos e apresentarmos temáticas voltados para a otimização, eficiência e transparência da administração pública a partir do E-Gov”, disse. Sobretudo, “nesse momento em que o ambiente digital tem ganhado maior protagonismo em todas as esferas da sociedade”, frisou o parlamentar.

A Campus Party Digital Edition 2021 teve início nessa quinta-feira, 22, em sua terceira edição realizada no estado e a segunda, em modalidade digital, que ocorre no período de pandemia de covid-19. Em Goiás, o festival está acontecendo de maneira híbrida, com palestras online e estrutura montada no Shopping Passeio das Águas para os palestrantes. O evento, realizado no Brasil desde o ano de 2008, reúne, dessa vez, por meio da internet, seis países da América Latina, com mais de 250 horas de conteúdo destinado a cerca de um milhão de pessoas.

Discussões Legislativas voltadas às inovações tecnológicas 

Autor da lei de incentivo estadual às startups e idealizador do Marco Legal Estadual da Inovação, Virmondes Cruvinel enxerga no evento a possibilidade de apresentar os feitos da Alego voltados às inovações tecnológicas. “É um momento de trazermos as novidades sobre inovação e a oportunidade dessa participação do presidente Lissauer, nossa, e do diretor de T.I da Assembleia, para contarmos, justamente, essas realidades no avanço das discussões legislativas”, disse.

“Aprovamos o marco legal das startups e estamos falando do marco civil da inovação, pauta de economia colaborativa. Também a vivência do Legislativo com a questão do Governo Digital, a plataforma como o Opine Cidadão e sessões híbridas funcionando e garantindo a votação de matérias, o diálogo com toda a sociedade goiana. Então, sem dúvidas, é um momento muito oportuno para trazer essa realidade de quanto a inovação é importante para melhorar tanto o estado, como, também, as funções públicas de poder, como é o caso do Legislativo e do Executivo”, ponderou Virmondes.

Transparência 

Diretor de Tecnologia da Informação da Casa de Leis, Fagner Gonçalves chama a atenção para as melhorias que serão feitas por meio da plataforma do Parlamento e Executivo goiano. Segundo ele, todos os processos da Assembleia passam por virtualização para trazer melhorias aos trâmites e, também, garantir uma administração mais transparente para o cidadão. “Melhorar essa questão estatística dos processos para cada procedimento Legislativo, tão quanto também repetir isso em um total geral a respeito da atuação parlamentar dentro da Casa”, ressaltou.

O diretor de TI da Alego explicou que a plataforma visa reunir em apenas um canal, todos os trâmites relacionados aos processos ligados ao Legislativo, de forma que facilite uma consulta detalhada a respeito de cada projeto, por parte da população. “O cidadão vai ter uma informação mais coerente, mais real. Não que não seja hoje, mas é que, atualmente, ele precisa de vários canais”, ponderou Fagner, com a ressalva de que a ferramenta dará, ainda, mais dinâmica ao processo de votação pelo Plenário.

A transmissão da palestra “E-Gov como ferramenta de gestão e transparência no Legislativo e Executivo” será transmitida ao vivo pela internet, por meio das plataformas online do evento e, também, no canal da Campus Party no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site da Campus Party Brasil.

Via Dia Online 
Imagens Dia Online