07/08/2021

Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, ganha 200 mudas de ipês

O plantio foi feito aos poucos pelos funcionários do espaço cultural durante os últimos 60 dias. Algumas árvores já estão florindo. Ideia é proporcionar mais conforto aos visitantes.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, ganhou 200 mudas de ipê em seu espaço. A expectativa é que em alguns anos as árvores sejam mais um atrativo neste ponto turístico e importante espaço cultural da capital, gerido pelo Estado. O plantio foi feito aos poucos pelos funcionários  do espaço durante os últimos 60 dias. Assim, agora há ipês plantados no estacionamento, que já tinha algumas palmeiras, e também em uma área nos fundos do local.

As mudas foram doadas ao diretor do CCON, Rubens Artero.  Ele destacou que essas duas centenas de ipês propiciarão uma grande mudança para o Centro Cultural e mais conforto aos frequentadores. “Em nosso entendimento, o Oscar Niemeyer é um dos lugares mais bonitos do Estado, em termos de arquitetura. Agora, imagina isso aqui com 200 ipês, todos floridos? Vai ser uma coisa linda”. Além disso, o diretor destacou que, com o tempo, as árvores darão conforto ao visitante e é a cara de Goiás!”, comemora o diretor.

Ipês em Goiânia

Segundo a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Goiânia tem cerca de 10 mil exemplares de Ipês distribuídos pela capital. E como pode ser observado na cidade, a predominância é das espécies amarela e rosa.

Inclusive, um ipê amarelo localizado na Avenida Contorno, próximo ao Parque Mutirama, poderá ser tombado como patrimônio pela prefeitura de Goiânia. A árvore tem aproximadamente 70 anos e é considerado o ipê mais  antigo e frondoso da capital. Assim, um relatório está sendo preparado pela Amma justificando a proposta que será encaminhada à Câmara Municipal. A apreciação ficará para o segundo semestre do ano.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer

O Centro Cultural Oscar Niemeyer é um complexo de espaços culturais, inaugurado em 2006. O local possui uma esplanada, onde é possível praticar diversos esportes e até yoga de forma gratuita. Ademais, conta com biblioteca infantil inaugurada em 2019. A biblioteca tem mais de 4,6 mil títulos e aproximadamente 11 mil exemplares. O acervo é formado por livros de renomadas editoras nacionais e internacionais. Assim, tem como foco a literatura infanto-juvenil informativa, cordel, poesia e ainda história em quadrinhos.

Além disso, no CCON também está o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC). O local é um polo regional de acolhimento e difusão de cultura visual. Além disso, tem um  histórico de grandes exposições de artistas referenciais, de Frei Nazareno Confaloni a Pablo Picasso.

Seu acervo, que tem mais de 1,2 mil obras, possui esculturas, desenhos e pinturas. Além disso, gravuras, objetos, fotografias, instalações e mídias contemporâneas. A maioria das obras do acervo provém de salões de arte e prêmios realizados no Estado de Goiás e também de artistas que doam seus trabalhos à instituição.

O Centro Cultural Oscar Niemeyer recebe apresentações de Orquestras da prefeitura de Goiânia e também do estado de Goiás, como a Filarmônica. Na maioria das vezes, as apresentações são gratuitas e ocorrem no Palácio da Música. Por enquanto, tendo em vista a pandemia a esplanada é o único espaço em funcionamento no CCON.

Via Dia Online 
Imagens Dia Online