23/06/2022

Gêmeas passam por última cirurgia preparatória antes da separação, em Goiânia

Previsão inicial é de que a cirurgia de separação das gêmeas siamesas aconteça no segundo semestre deste ano.

Na manhã desta quinta-feira (23/6) aconteceu no Hospital Estadual da Criança e Adolescente (Hecad) um novo procedimento cirúrgico para a implantação de expansores de pele nas gêmeas siamesas Valentina e Heloá.

O procedimento foi feito pelas mãos do Dr. Zacharias Calil e sua equipe. Os primeiros expansores já haviam sido colocados nas meninas no de março. Este é o quarto procedimento cirúrgico das pacientes, que tem 2 anos e 8 meses de vida.

Saúde: Tempo em Goiás: Inmet alerta para umidade do ar entre 20% e 12%

Gêmeas passam por última cirurgia preparatória antes da separação, em Goiânia
O procedimento foi feito pelas mãos do Dr. Zacharias Calil e sua equipe – Foto: Divulgação

Além da colocação dos expansores, Valentina e Heloá já passaram por procedimentos cirúrgicos para a correção do sistema digestivo. O procedimento realizado nesta quinta-feira (23) é o último da fase preparatória para que as siamesas sejam separadas.

A equipe médica ressalta que a a cirurgia de separação deve acontecer apenas quando o ganho de pele atingir o volume suficiente para encobrir as cicatrizes cirúrgicas.

Estética: Mulher morre após fazer aplicação de hidrogel no bumbum, em Goiânia

Gêmeas passam por última cirurgia preparatória antes da separação, em Goiânia
Procedimento realizado nesta quinta-feira (23) é o último da fase de preparação para que as siamesas paulistas sejam separadas – Foto: Divulgação

“A introdução dos expansores foi feita com muita tranquilidade, agora vamos aguardar a recuperação das crianças que serão acompanhadas por nossa equipe na UTI do Hecad”, explicou o cirurgião Dr. Zacharias Calil.

O procedimento cirúrgico foi finalizado com êxito e após a conclusão, o médico informou que a previsão inicial é de que a cirurgia de separação das gêmeas siamesas aconteça no segundo semestre deste ano, cerca de três meses após a colocação dos expansores de pele.

Cirurgia de separação: Gêmeas siamesas que passaram por cirurgia de separação estão em estado gravíssimo

A equipe médica explica ainda que esse prazo é necessário para que as meninas consigam ganhar uma quantidade de pele suficiente para a cobertura das cicatrizes que, por sua vez, são consideradas de grande monta.

Valentina e Heloá

Valentina e Heloá são gêmeas siamesas e estão ligadas pelo abdômen e bacia, além de compartilharem órgãos como fígado, intestino grosso, bacia e genitália. O acompanhamento médico delas, com o Dr. Zacharias Calil, vem acontecendo desde maio de 2021.

Head: Firmada parceria para construção do Hospital da Criança, em Goiás

As meninas são naturais de Guararema, interior de São Paulo. Todavia atualmente são residentes de Morrinhos, juntamente com os pais, de forma a facilitar a logística para os procedimentos médico-cirúrgicos, que acontecem em Goiânia.

Via Dia Online 
Imagens Dia Online